Pensa no futuro e não só  no presente!

27-10-2020

A ONU estima que todos os anos sejam atirados ao mar 8 milhões de toneladas de material plástico e outos dejetos, provocando a morte a mais de 100 mil animais marinhos!


Como ficam os animais nessa situação toda?

Para aves, e animais de maior porte como golfinhos e focas o maior perigo são os sacos de plástico! (Coisa que a sociedade vai ter de se entregar ao futuro mais verde e apelar ao uso de sacos de papel, palhinhas de cartão ou bambu, escovas de dentes de madeira, fraldas de pano e etc...)

No caso por exemplo das tartarugas a situação é deveras mais grave e preocupante! As tartarugas ingerem 10 vezes mais lixo que outro animal marinho pois elas confundem materiais plásticos principalmente com medusas (caravelas-portuguesas) e que faz com que o seu estômago se Atulhe de Plástico!

Percebe o porquê de eu e muitos ficarmos indignados e assustados com o futuro dos oceanos!

Coloquem-se na minha posição, estão em pleno julho (verão em Portugal), praias cheias de pessoas e como todos decides ir à água.. e após uma dúzia de passos dentro de água deparas te com algo espalhado à tua volta e o primeiro pensamento é "-Devem ser algas". Mas... Quando olhas e tentas perceber o que realmente é, apercebeste que são microplásticos, provavelmente sacas plásticas completamente desfeitas, sensivelmente com alguns centímetros. Naquele momento nem queria acreditar, estava eu na praia mais popular do norte do país e como eles dizem "Limpa todos os dias e analises á água feitas e positivas" (Cómico) e é horrível deparar-me com algo assim e pouco conseguirmos fazer pois aquilo é deveras pequeno... Agora pensem, alguém ali queria ou preocupou-se em algum instante com aquilo? Claro que NÃO!  É muito bonito e até está na moda ser defensor do ambiente e apoiar verbalmente políticas ecológicas, mas que adianta falar se quando vemos algo errado não intervimos?

Acho que as diversas gerações até estão consciencializadas com a situação e acham que algo tem de mudar, mas quem faz algo para isso mudar? Aquela meia dúzia que ama realmente o mar e até faz surf ou mergulho? Não, temos de intervir todos nesta situação. 

O que acabei de contar pode parecer para muitos algo super insignificante, mas pensem, estamos em Portugal, não estamos na República Dominicana ou até no Caribe onde ter praias de lixo já é algo comum para a população de lá.

Temos de preservar pelo património marítimo e nisso está incluído praias, fundos do oceano, os nossos animais marinhos e toda a nossa plataforma continental. E pensem... O dinheiro e os interesses superiores têm de deixar de estar à frente da vida do nosso planeta!

Podia alongar ainda mais este assunto mas não o vou fazer, leiam, reflitam e... Deixem de falar e tweetar, AJAM! 

© 2020 Afonso Soares, Porto, Portugal
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora